sábado, 24 de setembro de 2011

A ESSÊNCIA DA COMUNICAÇÃO


“ A ESSÊNCIA DO SER HUMANO É COMUNICAR E RECEBER COMUNICAÇÃO”.

COMUNICAÇÃO vem do latim “communicare”  que  significa “ por em comum”. Processo que  deve “por em comum” as idéias, os sentimentos, as experiências; é descobrir o que faz e por que; é como falar muitas línguas; é necessário sensibilidade e vontade; é um campo de conhecimento acadêmico que estuda os processos de interações humana; é o intercâmbio de informações entre sujeitos ou objetos; é o necessário para temer menos, ser compreendido e entender  o semelhante; é escutar o que talvez nunca venham a ser dito. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos, biológicos e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisuais e meios de comunicação de massa). De todas as coisas que se usa, a expressão é a mais importante. O que queremos dizer.  O que realmente dizemos.  O que a outra pessoa ouve.  O que a outra pessoa pensa que ouviu.  O que a outra pessoa responde.  O que pensamos que a outra pessoa respondeu. Não importa o que você disse, o que importa é o que o outro entendeu. Sei que você acredita ter compreendido o que você pensa que eu disse, mas não estou certo de que você sabia que aquilo que ouviu não foi o que eu quis dizer!!??. . Compreender o oculto é o essencial na comunicação, no conhecimento e na conquista do pode(...)

                A verdadeira  COMUNICAÇÃO nasce do OUVIR. Deve-se ouvir ativamente, com atenção, com respeito. As pessoas precisam ter certeza de que são ouvidas, assim nasce a confiança. Emitir uma mensagem não é comunicar-se. A comunicação só se dá quando há troca de informação. Quando  falamos  de  comunicação,  falamos  de  um  símbolo  de  poder  e autoridade. Comunicamos  para  sermos  reconhecidos  e  aceitos;  para  sabermos  quem somos por meio do espelho que o outro nos mostra. No aspecto individual, comunicar-se bem é uma forma de libertação. Quando nos  comunicamos,  temos  a  oportunidade  de  arrancar  nossas máscaras  e  deixar transparecer quem realmente somos.  O ser humano é fruto da comunicação que vive. Compreender a dimensão do processo comunicativo é um caminho para compreender a própria vida.  Nossa comunicação está ligada diretamente com a nossa AUTO-IMAGEM(  a  visão  que  temos  de  nós mesmos,  o  “retrato mental”  que fazemos  de  nós  baseados  em  experiências  passadas,  estímulos  presentes  e expectativas  futuras).  Inclui  a  forma,  as  proporções  do  nosso  corpo,  nossos sentimentos em relação a ele. Para Aristóteles comunicação tem três elementos: “Aquele que fala, o que essa pessoa tentou dizer e aquele que escuta”. “Ouvir é ouro , falar é prata”. Porque ao ouvir podemos aprender ou perceber algo novo, enquanto que o ato de falar limita- nos ao processamento de ideias já formadas.” O objetivo da comunicação eficaz deveria ser para que o ouvinte dissesse: “Eu também!” e não “E daí?”. Entender o outro lado é a melhor forma de fortalecer os seus argumentos.                
                                                
                Tenha sempre a sensação de estar encontrando-se com outro ser humano,  exatamente igual a você.  Desconsidere as diferenças e se comunicará melhor. “... Um homem comum, que obtém resultados incomuns, de pessoas comuns, em situações incomuns”. Peter druker

                Toda COMUNICAÇÃO é 5% verbal  e 95% não verbal.  A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos.  Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986.) 




*Resultado de pesquisa em busca da essência da comunicação por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário