sábado, 24 de setembro de 2011

A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO



EDUCAÇÃO  é arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações; é processo de humanização vinculada a uma determinada cultura. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social em  dimensões filosófica, social, política, religiosa, ciência, tecnológica, etc. Homem tem uma essência imutável.


 EDUCAÇÃO deve moldar o homem à sua essência humana; está acima da diferença social:  é se pôr no lugar do maior número de pessoas; é imaginar todos como bebê ou velhinhos centenários; é muleta do coxo para mostrar que também tem forças;  é mostrar-se com intelectualidade inferior;  é a capacidade de entender as emoções, de ouvir as pessoas e empatizar com suas emoções, de expressar as emoções produtivamente, de lidar com as emoções a desenvolver o poder pessoal, de lidar com a qualidade da vida que o cerca; ampliar os relacionamentos, criar possibilidades de afeto entre as pessoas; tornar possível o trabalho cooperativo e facilitar o sentido de comunidade; é estar em sintonia com os sentimentos dos que os cercam; é ver e ouvir as emoções das outras pessoas; abrir o coração, troca de afeto, examinar o panorama emocional ouvindo e procurando entende-las; assumir a responsabilidade; é abandonar o papel de vítima; é igualdade, direitos iguais e dar a mesma cota de contribuição; é sinceridade;  é rever, rever e rever...; é flexibilidade, disposição a mudança aos novos pontos de vista; é , primeiro você; é ser benigno, carinhoso, agradável, amável, discreto, cortês, polido, controlado, civilizado, aconselhado, atinado, fino, meigo, culto, ajuizado; é deixa ser ensinado; é enquadra-se; é usar de tudo sem abusar; é amar a calma e a obscuridade; é ver tudo que é belo, seja no verso e no avesso; é provar seu ponto de vista sem fazer inimigo; é elogiar as qualidades para ocultar os defeitos; é ocultar o alto conceito que tem de si e o pobre conceito que se faz dos outro. Visa transmitir determinada imagem de ser humano, um  tipo bem concreto de existência. o objetivo primordial da Educação é tornar presente a essência da nossa existência: a relação é um momento mais que cognitivo e racional, pois engloba dimensões outras, como a afetividade, a sensibilidade, a espiritualidade, a intuitividade.   A historicidade é condição para conhecer qualquer ser. “Eu sou eu e minhas circunstâncias” (Ortega y Gasset). “O homem é aquilo que faz” (Hannah Arendt). A educação só terá sentido se colocar a totalidade da cultura no interior da escola como elevação do nível de consciência. Ethos = ninho, lugar a partir do qual vejo o mundo, cuja expressão objetiva deve ser o Estado. O que diferencia um povo é o seu ethos, sua cultura. O homem grego encontra seu valor na polis, o moderno no Estado. É lá que o indivíduo se encontra e se reconhece. “A ciência da sobrevivência humana” . Estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisão, conduta e normas – das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num conteúdo interdisciplinar. O grande papel dos pais e dos educadores é acolher e apresentar o mundo para as crianças!

                Cada um de nós é autor de si mesmo e de suas aprendizagens. Para Freud o amor constitui o motor principal da educação, que é a demanda de amor que a criança dirige aos seus pais e educadores.  Cabe ao educador conquistar este amor, conservá-lo, na tentativa de provocar o desejo da criança. 






*Resultado de pesquisa em busca da essência da educação por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário