quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A ESSÊNCIA DO AMOR






"Toda a vida do homem sobre a face da terra se resume a buscar o Amor. Não importa se ele finge correr atrás de sabedoria, de dinheiro ou de poder." (autor desconhecido). 

               







                AMAR vem do latim  “a me o”,  “saiu de mim”. O amor é uma função do amadurecimento humano. A criança necessita muito, porém ainda não ama. Tem um potencial de desenvolver amor que, se estimulado, irá brotar como uma flor, porém se não for estimulado pelo meio ambiente irá deteriorar. As pessoas imaturas necessitam, mas não amam. Amor é função exclusiva da parte amadurecida da personalidade e nada tem haver com conceito de sexo. Amor é o resultado das funções como: tolerância, humildade, gratidão, generosidade, noção de limites (um não á omnipotência); capacidade de ser continente da criança que existe dentro de todos nós. “Os fatos explicarão melhor os sentimentos. A melhor definição do amor não vale um beijo da moça namorada; e, se bem me lembro, um filósofo antigo demonstrou o movimento andando “Machado de Assis”. “Você será amado no dia em que puder mostrar sua fraqueza sem que o outro se sirva dela para afirmar sua força.  Esse amor é o mais raro, o mais precioso, o mais milagroso.  Se você recua um passo ele recua dois para lhe dar mais lugar, não esbarrar em você, não o invadir, não o oprimir  e, se o sentir fraco, não impõe sua potência". Ama-se mais do que a própria vida, morre-se de amor, expressões que poderiam se referir à personagem do conto e mesmo hoje são muito usuais — o amor sem a morte não existe. A vida só terá sentido se tiver algo porque morrer; dar a vida.

                AMOR está em pequeninos atos inconscientemente; é nada exigir; é ver o positivo; é reflexo do outro; é felicidade disfarçada; é testado na oficina do tempo; é ver perfeitamente um imperfeito; é o único jogo que ambos podem ganhar; é olhar apaixonadamente a mesma coisa; é o estado natural sem dor, medo ou culpa; é grande quando sofre, perdoa e tem saudade;  é invencível no ataque e invulnerável na defesa;  é o sentimento dos imperfeitos para à perfeição; é discordar (Desconfia-se quando tudo se concorda); é assumir toda responsabilidade, sem exigências e sem comparações; é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma que nos ensina a ser o que nunca fomos, muda os nossos costumes. Alimenta-se da dor, abstinência, estima e admiração.  Nasce e morre nos olhos; quando se pensa que a vida poder ser melhor  e quando se pensa que a vida pode ser pior. Cresce de um sorriso, fortalece-se na compreensão e morre de quase tudo. Quando falar “te amo”, fale o “porque”.

                AMA-SE o AMOR quando falta ao objeto; O que está além do objeto amado. Ama-se a taça (mulher),  em que se bebe o vinho (prazer). Ama-se partes de si projetadas no outros;  a inveja do outro; roubar a parte que  falta; partes de si projetadas no outro. Quando você está a procura do amor verdadeiro, você está a procura de si mesmo. "Se quer ser amado, ame”. Amamos por causa da necessidade de amar. O melhor relacionamento é aquele no qual o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade que um tem do outro. (...) unir-se ao objeto amado e com ele fundir-se, para formarem um único ser,  e não dois. A saudade desse todo e o empenho de restabelecê-lo é o que denominamos amor. (...) todos os que têm desejos, só almeja aquilo de que não dispõe nem possui num dado momento; o que não se tem, o que ainda não existe e o de que se carece: eis, precisamente, o objeto do desejo e do amor. Entre esses dois termos que constituem, em sua essência, o amante e o amado, observem que não há nenhuma coincidência. O que falta a um não é o que existe escondido no outro; é seu próprio eu que se ama no amor; o seu próprio eu realizado ao nível imaginário. O amor feliz não tem história. Só existem romances do amor mortal, ou seja, do amor ameaçado e condenado pela própria vida. O que o lirismo ocidental exalta não é o prazer dos sentidos nem a paz fecunda do par amoroso. É menos o amor realizado do que a paixão de amor. Paixão significa sofrimento, eis o fundamental.

                Seja universal. Ame igualmente a tudo. Quem ama é muito amado. Somos bons quando somos amados.*()





*Resultado de pesquisa em busca da essência do amor por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário