“Não existe um Caminho para a PAZ. A PAZ é o Caminho” Mahatma Gandhi.
...: "paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor." "Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração." "Este é o verdadeiro significado da paz" (autor desconhecido)
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos.
Falaremos de uma PAZ Divina, acompanhada de absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual; uma expressão que se relaciona semanticamente com a Fé; que alimenta um sentimento de amor; que se manifesta de várias maneiras vinculada a questões emocionais, tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais. Falo de Noé que desafiou o conhecimento de todos e defendeu o inexistente. Falo de Abrãao que sacrificaria seu filho por essa paz. Falo de Moisés que renegou um reinado. Um Davi que venceu leões, ursos e gigantes. Um Daniel que enfrentou leões e fornalhas. Falo de Jesus que curava, andava sobre aguas e ressucitava. O que todos tinham em comun? Bem é dessa Paz que falo.
Quando Jesus nasceu, os anjos cantaram uma mensagem dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens, a quem ele quer bem”. (Lucas 2.14.). Em João 14.27, na despedida de Jesus aos seus discípulos, deixou, também, uma herança. Ele disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Jesus sempre se despedia das pessoas dizendo: Vá em paz. Paz comporta os desejos mais valiosos do coração humano; é o anseio do ser humano; é o desejo do nosso coração. A minha paz vos deixo, como exemplo. A minha paz vos dou, como modelo a ser copiado. “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam- se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem”? (Mateus 8.23-27.)
Mateus 6.25 a 34: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”. Filipenses 4.6,7: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
Salmo 4.8: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”. Salmo 29:11 “O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz”. Salmo 37.11:“Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. Salmo 119.165: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço”. Salmo 122:6-7 “Orai pela paz de Jerusalém; prosperem aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.” Provérbios 3.17: “Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz”.
Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 26.2: “SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós”. Isaías 26:3-4 “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.” Isaías 48.18, diz: “Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”.
Mateus 11.29: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. 2 Tessalonicenses 3.16: “Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias. O Senhor seja com todos nós”.
Jó 22:21 “Apega-te, pois, a Deus, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.”
Dentro da palavra paz, encontramos muitas outras bênçãos como, misericórdia, cuidado, tudo que o seu coração precisa, excede todo entendimento.
Romanos 14:19 “Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.” Paz significa proteção.
Romanos 15.13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”.
Romanos 5:1 “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Tiago 3.18: “Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz”.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz... Oração de São Francisco de Assis. Deus conserva em perfeita paz àqueles que nele confiam. A paz é um dom de Deus.
Eis o que todos tinham em comum: a intersecçao entre o Criador, a paz Divina; experiencias genuinamente com Deus; certezas da constante presença de Deus; percepçao dos cuidados eternos de Deus; .
Diante de tantas incertezas, descrenças, afliçoes, torbulencia e tempesdades mentais, vivemos em total descrença de tudo e todos, e isso, nos impedem de vislumbrar essa paz Divina. Muitos lotam as Igrejas a procuram de acreditar em algo e nada encontram.
Mahatma Gandhi. "Se queremos alcançar a verdadeira paz neste mundo e desfechar uma guerra verdadeira contra a guerra, teremos de começar pelas crianças. Viva com a certeza de que tudo vai terminar bem.
Números 6: 24 a 26 “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.
Jo 20:19 “A paz esteja convosco”
*Resultado de pesquisa em busca da "essência da paz" por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.
*Resultado de pesquisa em busca da "essência da paz" por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário