sábado, 22 de outubro de 2011

A ESSÊNCIA DO CARISMA


CARISMA: ”Do grego chárisma, 'dom', pelo lat. Charisma”.s. m. Atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança, derivadas de sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional.  O conjunto dessas qualidades especiais de liderança...e mais*  "Sedução, mágica, originalidade, atração, charme, dinamismo, presença, magnetismo, personalidade, confiança, vitalidade, força, poder, persuasão, desinibição, comunicação... Um ser humano irresistível, adorável, inimitável, iluminado, inspirador, com poder de derreter corações... Ser uma pessoa a quem tudo se perdoa e a quem se tem um desejo enorme de agradar e seguir... Com quem se deseja estar o maior tempo possível... Pessoa ao lado de quem nos sentimos mais fortes, de melhor humor... Perto dela sentimos que o tempo parou... Pessoa com quem nos identificamos imediatamente mas que ao mesmo tempo nos parece misteriosa. Expressões associadas à carisma.

TIPOS DE CARISMA:

MAGNÉTICO: Encontrado principalmente entre os artistas, populares e formidáveis condutores de platéias, deixam a marca de sua passagem na paisagem cultural e se tornam referências para as futuras gerações. Ex: Charles Chaplin, Marlon Brando. 

ATEMPORAL: Esse tipo parece ter sido sempre famoso mesmo quando era desconhecido e continua carismático até depois de morto ou de ter abandonado a atividade com a qual encantou as pessoas.  Ex: Pelé, Ayrton Senna, Lade Diana.

INSTANTÂNEO: É gerado pela posse de uma fortuna. São pessoas de personalidade apagada ou sem atrativos físicos, mas capazes de gerar enorme interesse sobre elas. Ex: os megainvestidores George Soros, Bill Gates, Ermírio de Moraes.

ESPIRITUAL: As pessoas parecem conhecer um atalho para os céus e poder falar diretamente com Deus. Mesmo sendo líderes de uma única religião, são amadas e admiradas por seguidores de outros credos.  Ex: Gandhi, madre Teresa. 

POLÍTICO: São os grandes condutores e transformadores das sociedades – para o bem ou para o mal. Max Weber foi o primeiro a classificá-los, no começo do século passado. Napoleão, Adolf Hitler, Winston Churchill, Ronald Reagan e  JK.

DE ESTILO:Esse tipo acompanha os passos das top models que marcam época, apresentadores de televisão cujo sucesso parece nunca acabar e artistas que sobrevivem a escândalos colossais. Ex:  Woody Allen, Silvio Santos, Steven Spielberg.

DEPOIS DA MORTE: Em geral, artistas incompreendidos em seu tempo e toda a galeria de santos e profetas cujos méritos só foram descobertos muito tempo depois de sua passagem pela Terra. Ex: o pintor holandês Van Gogh..

MITOLÓGICO: É o tipo que envolve personalidades misteriosas do passado cuja vida foi pouco documentada e cujos dons foram sendo agigantados pelas gerações. Ex: Cristóvão Colombo e Marco Polo. Don Juan e Nostradamus.

INTELECTUAL: São em geral autores pouco lidos mas que todo mundo diz admirar. Ex: Platão, Sócrates e Shakespeare.

INTRÍNSECO: É o mais formidável e oculto dos tipos; é identificado e desenvolvido por qualquer pessoa. Ele independe de talento, fama, fortuna ou de alguma conquista profissional ou intelectual. Ex: um professor, um chefe, os pais, um tio... 




*Resultado de pesquisa em busca da "essência do carisma"  por DOURISVAL DE FREITA CINTRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário