quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A ESSÊNCIA DA PERSUASÃO


PERSUASÃO – Etimologicamente vem de "persuadere", "per + suadere". O prefixo "per" significa de modo completo, "suadere" = aconselhar (não impor). É o emprego de argumentos, legítimos e não legítimos, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças. Diz-se também que é a arte de "captar as mentes dos homens através das palavras". Persuadir é gênero e compreende três espécies:

CONVENCER vem de "cum + vincere" = vencer o opositor com sua participação. E tecnicamente denota persuadir a mente através de provas lógicas: indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos). Assemelha-se ao docere (ensinar), que é a tentativa de persuasão partidária no domínio intelectual.
COMOVER vem de cum + movere persuadir através do coração. Pela excitação da afetividade, a vontade arrasta o intelecto a aderir ao ponto de vista do orador. Ethos (moral) é usar um grau de intensidade mais suave. Movere (mover) é intensidade mais violenta, correspondendo a paixão.
AGRADAR corresponde na terminologia latina a "placere" = agradar. Delectare (deleitar) é a persuasão no domínio afetivo.

                O pressuposto básico da PERSUASÃO é o amplificatio (amplificação). O nosso discurso deve ampliar-se nas pessoas que nos ouvem. É como "captar as suas mentes" para aquilo que queremos modificar. A veiculação de nossas palavras é uma tentativa de mostrar que temos o conhecimento da verdade e queremos outros partidários. Isto não significa fazer proselitismo, simplesmente expor sem impor.

                PERSUASÃO é a arte de convencer , mover, induzir; levar a mudar de  atitude; fazer ter certeza a respeito de  algo; conduzir a uma solução ou situação convincente, satisfatória; Levar a crer ou aceitar;Determinar a vontade de; Fazer adquirir certeza; Dispor a fazer, a praticar; Mostrar a conveniência de; Convencer; Mover, induzir; Aconselhar.
Pela paciência se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos”. Prov. 25:15
Assim que, conhecendo o temor do Senhor, tentamos persuadir os homens…”. II Cor. 5:11.
“…trabalhamos arduamente para ganhar os outros…”. Ídem BLH

                As pessoas necessitam se sentirem confortavelmente superiores e mais brilhantes do que a realidade. Para conseguir convencê-las e conquistá-las deve-se:

       Ocultar os talentos e intenções, para não ofuscar  o suposto  sentimento de superioridade, e não inspirar medo e insegurança;
       Mostrar-se ingênuo e carente de conhecimento para evitar o ódio. Toda superioridade  é odiosa.
        Utilizar-se do sistema Socrático(perguntas).

                Faça sempre com que as pessoas acima de você se sintam confortavelmente superiores. Querendo agradar ou impressionar, não exagere exibindo seus próprios talentos ou poderá conseguir o contrário – inspirar medo e insegurança. Faça com que seus mestres pareçam mais brilhantes do que são na realidade e você alcançará o ápice do poder.

"Resultado de pesquisa em busca da essência da persuasão por DOURISVAL DE FREITAS CINTRA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário