ESTRESSE: é a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça muito feliz; é a alteração do organismo para se adaptar a uma situação nova ou a mudança de um modo geral; é uma reação do organismo para manter o próprio equilíbrio na presença de uma situação considerada ameaçadora(o organismo diante de um fato que ele interpreta como ameaçador, prepara-se para reagir de dois modos instintivos: lutar ou fugir); é apenas a preparação do organismo para lidar com as situações que se apresentam, sendo então uma resposta do mesmo a um determinado estímulo, que podem gerar alterações indesejáveis: O organismo entra em estado de alerta para se proteger do perigo percebido e dá prioridade aos órgãos de defesa, ataque ou fuga. O organismo continua sendo provido com fontes de energia rapidamente mobilizadas, aumentando a potencialidade para outras ações no caso de novos perigos imediatos serem acrescentados ao seu quadro de "estresse" contínuo. O organismo continua a buscar ajustar-se a situação em que se encontra. Exaustão ou esgotamento, onde há uma queda na imunidade e o surgimento da maioria das doenças, como por exemplo: dores vagas; taquicardia; alergias; psoríase; caspa e seborréia; hipertensão; diabete; herpes; graves infecções; problemas respiratórios (asma, rinite, tuberculose pulmonar); intoxicações; distúrbios gastrointestinais (úlcera, gastrite, diarréia, náuseas); alteração de peso; depressão; ansiedade; fobias; hiperatividade; hipervigilância; alterações no sono (insônia, pesadelos, sono em excesso); sintomas cognitivos como dificuldade de aprendizagem, lapsos de memória, dificuldade de concentração; bruxismo o que pode ocasionar a perda de dentes; envelhecimento; distúrbios no comportamento sexual e reprodutivo. ESTRESSE como um estímulo (estressor). ESTRESSE como uma reação a um estímulo (aflição, angústia). ESTRESSE como uma interação entre o sujeito e o meio ambiente (lidar com situações). O estresse não deve ser evitado, mas gerenciado efetivamente para que se possa viver com eficiência e vigor.
EUSTRESS – “Stress Positivo” Tensão com equilíbrio entre esforço, tempo, realização e resultados. Sensação de bem estar e satisfação das necessidades.
DISTRESS – “Stress Negativo” Tensão com rompimento do equilíbrio biopsicossocial por excesso ou falta de esforço, incompatível com o tempo, resultados e realização. Sensação de desconforto e frustração.
O lado bom: efeito imediato; raciocínio e memória melhoram; as pupilas dilatam e a visão fica mais definida;os pulmões injetam mais oxigênio no sangue: O coração bate mais depressa, a pressão sanguínea aumenta; um exército extra de glóbulos vermelhos desvia oxigênio de outros órgãos e conduz o combustível para os músculos.
O lado ruim: efeito acumulado; o sistema imunológico enfraquece, o corpo fica vulnerável a vírus e infecções;um hormônio(cortisol) intoxica as células do cérebro. Isso leva à fadiga, à ansiedade e pode estimular a depressão; A pressão alta constante causa danos às veias e às artérias; privado da circulação sanguínea normal, o intestino fica sujeito a úlceras.
Diante de uma situação estressora, após 7 segundos, a adrenalina e outras substâncias químicas são jogadas no sangue e fazem o coração bater mais forte e a respiração acelerar. O fígado passa a produzir glicose para dar mais energia ao organismo. Outras funções como a digestão são deixadas em segundo plano. O cérebro aciona mecanismos mais potentes, como as supra-renais, que liberam hormônios do tipo: cortisona, cortisol e corticosterona.
Aborrecimento visto em movimento, rápido, ao contrario, em preto e branco, com musica de circo e imagens absurdas, perderá a força.
Não estejais inquietos por coisa alguma...Fl. 4:6
Tudo o que não é paixão tem um fundo de aborrecimento’’( henri de montherlant )
Duas regras para lidar com o stress
regra 1: não se preocupar com ninharias
regra 2: tudo é ninharia
"Resultado de pesquisa em busca da essência do estress por DOURISVAL DE FREITAS CINTRA"

Nenhum comentário:
Postar um comentário